segunda-feira, 8 de abril de 2013

INVENÇÃO POLÍTICA?


Romero Rodrigues pode ser vice de Ricardo em 2014

Comentário sobre este assunto está na coluna do jornalista Nonato Guedes.  Fato ganha repercussão em todo Estado.
 

O jornalista Nonato Guedes dá um giro na política e mostra os pormenores sobre o que deve acontecer na chapa majoritária de Ricaerdo Coutinho para 2014.

Nonato Guedes
As especulações ganham vulto nos meios políticos de João Pessoa: articula-se uma reviravolta no cenário político-eleitoral paraibano em 2014, na disputa majoritária. Duas fontes bem informadas revelaram ao “RepórterPB” que o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), eleito em 2012, derrotando a médica Tatiana Medeiros em segundo turno, é pule de dez para compor a chapa do governador Ricardo Coutinho (PSB), que vai disputar a reeleição. Romero é um nome em alta para ser o vice de Ricardo na chapa, que pode ter, ainda, o atual vice-governador Rômulo Gouveia, do PSD, como candidato a senador. O senador tucano Cícero Lucena seria remanejado para disputar uma vaga à Câmara Federal.
 
Com essa rearrumação, o empresário e advogado Ronaldo Cunha Lima Filho, atual vice-prefeito de Campina Grande, assumiria a titularidade do mandato de prefeito. A escolha de Romero, além de contemplar Campina e o PSDB, teria outro componente: evitaria uma possível inelegibilidade do senador Cássio Cunha Lima na disputa pelo governo em 2018, já que os laços familiares entre os dois não criam dificuldades para a pretensão de Cássio, diferentemente de Ronaldo Cunha Lima Filho, que tem ligações consangüíneas com o senador. A operação seria completada com o lançamento de Pedro Cunha Lima, filho do senador e um dos novos expoentes do Direito, ao mandato de deputado federal. Pedro causou boa impressão e despertou emoção quando discursou na tribuna do Senado por ocasião das homenagens a Ronaldo Cunha Lima, recentemente. Ele demonstrou serenidade, segurança e versatilidade na mensagem que proferiu naquele evento, recebendo elogios de parlamentares de diversos Estados.
 
Nessa hipótese, ele ocuparia a cadeira de Romero Rodrigues, que renunciou à Câmara Federal para disputar, e vencer, a prefeitura de Campina Grande. As fontes asseguram que, no momento, a equação está no terreno dos prognósticos e das avaliações internas, mas com muitas chances de ser viabilizada, inclusive, com a simpatia do governador Ricardo Coutinho. Em relação à disputa ao Senado, deverá demandar arranjos mais complexos pela multiplicidade de postulantes na órbita oficial. Rômulo tem revelado disposição incomum para concorrer à vaga.

O ex-senador Wilson Santiago, que deixou o PMDB e filiou-se ao PTB, mantém canais de interlocução com o governador Ricardo Coutinho, mas não tem a preferência de Cássio nem a certeza de seu apoio. O deputado estadual Ricardo Marcelo, do PEN, presidente da Assembleia Legislativa, tem ligações com Cássio mas não possui canais de relacionamento com o governador Ricardo Coutinho. E Cícero Lucena, mesmo reiterando que é candidato à reeleição, e tendo a vantagem de lograr ir para o segundo turno na disputa para prefeito da capital em 2012, teria arestas a superar para uma convivência com Coutinho, sendo possível que se aventure a disputar um mandato à Câmara, posto que lhe falta na biografia política.
 
A conjuntura senatorial complica-se mais ainda diante dos rumores de que o senador Cássio Cunha Lima seria simpático a uma virtual candidatura do deputado federal Ruy Carneiro, atual presidente do PSDB estadual, ao Senado. Cássio tem feito elogios à atuação de Ruy, tanto para fortalecer a unidade interna no ninho tucano, como em relação ao seu desempenho na Câmara Federal, onde apresenta propostas de repercussão nacional.

Esses arranjos para composições ainda vão demandar muitas conversas, no que diz respeito à vaga para senador, mas para a vice-governança o dado novo da provável candidatura de Romero Rodrigues altera radicalmente o cenário na Rainha da Borborema e em outras regiões do Estado. Romero sucedeu a Veneziano Vital do Rego, do PMDB, que é pré-candidato por esse partido ao governo em 2014, pelo menos teoricamente.
Suas primeiras ações administrativas em Campina Grande tiveram impacto positivo, dentro da filosofia de mostrar uma nova realidade na cidade. Romero tem projetos ambiciosos para desenvolver à frente da prefeitura, mas não hesitará em avaliar chamamento para concorrer a um posto maior na estrutura de poder do Estado. Pelo sim, pelo sim, a estratégia agora revelada começa a provocar inquietação e realinhamentos na esfera do grupo que faz oposição a Cássio e do esquema que combate o governador Ricardo Coutinho.
Da Coluna de Nonato Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário