segunda-feira, 22 de abril de 2013

BOQUEIRÃO PRECISA PRESERVAR O SEU PATRIMÔNIO HISTÓRICO


IFAEP se propõe em preservar e tombar prédios antigos de Guarabira

Prefeito Zenóbio tem interesse em proteger a memória da cidade.
Técnicos do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – IPHAEP estiveram em Guarabira, na última sexta-feira (19/04), atendendo ao convite do prefeito Zenóbio Toscano. O interesse do gestor guarabirense é de preservar a memória da cidade, a arquitetura, no que se refere ao tombamento de prédios antigos, como casas, casarões, igrejas, dentre outros. E desta feita transformá-los em patrimônio histórico do município e do estado.
Ao lado do prefeito, a equipe do IPHAEP, composta pelo Dr. Aníbal Victor (diretor executivo), Dra. Fátima Cavalcanti (coordenadora administrativa) e o arquiteto Pedro Rossi (coordenador de patrimônio) – visitaram, in loco, alguns prédios antigos da cidade. Em seguida Toscano se reuniu com os mesmos em seu gabinete para discutir acerca da possibilidade de em parceria com o governo do estado, realizar reformas de tocantes prédios, mantendo a arquitetura passada.
A Prefeitura de Guarabira deverá emitir ofício à IPHAEP solicitando uma análise da possibilidade de cadastramento destes prédios para que seja efetuado possível tombamento.
De acordo com o Dr. Anibal, o cadastramento seria uma primeira fase, onde com essa ação o Instituto pretende preservar o prédio através de reformas, e por último efetivar o tombamento. “Uma vez tombado, o bem não pode ser alterado ou demolido”, disse.
Da Codecom-PMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário