quinta-feira, 11 de abril de 2013

COLUNA BOQUEIRÃO


QUEDA NO FPM

Queda de FPM agrava crise em 97% dos municípios paraibanos. A situação ainda é mais grave em municípios na área afetada pela estiagem prolongada. Uma nova queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) agrava a crise financeira enfrentada pelos atuais gestores da Paraíba. A situação ainda é mais grave em municípios na área afetada pela estiagem prolongada.  Na Paraíba,  97% dos municípios paraibanos dependem exclusivamente das verbas do FPM.

 

CEM DIAS (i)

Nos cem primeiros dias de administração muitos prefeitos adotaram o seguinte slogan: “100NADA”.

CEM DIAS (ii)

Ou seja, nos primeiros 100 dias de administração, tem prefeito “mais perdido do que cego em tiroteio”.

CEM DIAS (iii)

A população sofre por ter votado em “gestores” incompetentes e despreparados para o cargo.

CEM DIAS (iv)

Sem poder de investimento e vivendo apenas dos repasses do FPM e verbas da educação e saúde, a maioria dos municípios não faz outra coisa que não seja manter o funcionamento, de modo precário, da máquina pública. Por isso se escuta tanta reclamação da população.

CEM DIAS (v)

Uma saída é elaborar bons projetos e percorrer as Secretarias do Governo do Estado e os Ministérios e órgãos de financiamento do Governo Federal.

SEM DIPLOMA

Dois em cada 10 professores da educação básica não têm curso superior. Dados do Censo da Educação Básica 2012 mostram que, apesar de formação ter melhorado no País, há docentes sem diploma de graduação em todas as etapas escolares. De cada 10 professores que dão aulas na educação básica brasileira, dois trabalham sem diploma de ensino superior. O índice de docentes não graduados é maior nas turmas da educação infantil, mas há professores trabalhando sem formação adequada inclusive no ensino médio.

REELEIÇÃO

Ricardo Coutinho tem dificuldades de se reeleger, aponta Folha. A Coluna Painel da Folha de São Paulo, escrita pela jornalista Vera Magalhões, aponta que o governador Ricardo Coutinho terá dificuldades de se reeleger sem PT e PMDB nas alianças locais. Segundo a Coluna, petistas relataram que governadores do Amapá, Espírito Santo, Piauí e Paraíba terão dificuldades de reeleição pela falta de apoio as suas candidaturas. A colunista relata que a direção do PT colheu diagnóstico de que Eduardo Campos sofrerá resistência nesses estados governados pelo PSB para levar adiante sua postulação a presidência em 2014.

(IN)JUSTO?

Vereadores de 213 cidades da Paraíba correm sério risco de perder salários. Proposta no Senado faz com que 2.013 parlamentares fiquem se remuneração.


(IN)JUSTO?

O subsídio dos vereadores de 213 municípios paraibanos pode estar com os dias contados. Isso porque, tramita no Senado Federal a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 35/2012 que tem o objetivo de acabar com os salários dos parlamentares municipais das cidades com até 50 mil habitantes e limitar a remuneração para os demais. Na Paraíba, apenas os 10 maiores colégios eleitorais escapariam, ou seja: João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Cabedelo, Baeyux, Guarabira, Patos, Sousa, Cajazeiras e Sapé. A PEC é do senador de Goiás, Cyro Miranda (PSDB). Em 2012, foram eleitos 2.185 vereadores na Paraíba e pela PEC, 2.013 deles perdem os salários.

MERENDA ESCOLAR
Professora ajuda alunos a trocar guloseimas por dieta saudável. Para estimular a descoberta de sabores, a professora investiu em piquenique com a criançada. Inconformada ao observar que as crianças trocavam, no dia a dia, o lanche equilibrado da escola por salgadinhos e doces, a professora teve a certeza de que era hora de agir.

MERENDA ESCOLAR
Para a merenda escolar, os gestores devem dar prioridade à aquisição de alimentos frescos e saudáveis (leite e derivados, frutas, verduras, frango, dentre outros) e não a carne seca, sucos industrializados, embutidos e conservas.  A saúde dos estudantes agradece.

PARA REFLETIR...
668 milhões destinados às obras do Estádio da Fonte Nova em Salvador... Para combater os efeitos da seca...

Contatos:
@aroldorenvoato

Nenhum comentário:

Postar um comentário