segunda-feira, 13 de maio de 2013

BOQUEIRÃO NUNCA RECEBEU TANTOS "CUIDADOS"


Governo fiscaliza Açude Boqueirão em parceria com ANA e Dnocs
-A
+A
Foto: Ascom
O Governo do Estado, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), realiza esta semana uma fiscalização na bacia hidrográfica do açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão.
A inspeção tem início nesta terça-feira (14) em parceria com a Agência Nacional das Águas (ANA) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), com o objetivo de coibir a irrigação e garantir água para população de 25 cidades na região da Borborema.

Nesta segunda-feira (13) à tarde, técnicos dos três órgãos se reúnem na sede do Dnocs, em Campina Grande, para definir como as equipes vão ser distribuídas por terra e dentro do açude.
Isso porque a fiscalização vai contar com um barco utilizado pela Aesa para monitorar o reservatório. A previsão é de que a inspeção comece às 8 h desta terça-feira (13) e se estenda até a próxima sexta-feira (17).

“Estamos dando continuidade ao programa de fiscalização de barragens realizado periodicamente pela Aesa. Na semana passada, visitamos os açudes São Gonçalo, em Sousa, e Engenheiro Ávidos, na cidade de Cajazeiras. Em virtude da estiagem, estamos adotando providências para sustar a irrigação em benefício da população”, explicou o diretor-presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho.

Capacidade 
Na semana passada, durante uma palestra do presidente da ANA, Vicente Andreu, em Campina Grande, foi verificada a necessidade de uma nova batimetria do açude Epitácio Pessoa. A medição da atual profundidade e capacidade do reservatório está prevista para o próximo mês e deve ser divulgada em julho, durante nova visita de Andreu à Paraíba. O açude Epitácio Pessoa, também conhecido como Boqueirão, comporta 411 milhões de metros cúbicos e atualmente está com 51% de sua capacidade.

Paraibaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário