quarta-feira, 15 de maio de 2013

ALTERNATIVA ECONÔMICA PARA O SEMIÁRIDO


TEJUÇUOCA

Arte do couro de bode muda vidas


Atividade é apoiada pela Coelce, através do Projeto Luz Solidária e beneficia, no momento, 20 integrantes

Tejuçuoca. Com 20 integrantes, a Associação Comunitária Anselmo Barbosa Rodrigues usa o couro para fabricar produtos de alta linhagem em um projeto social que é hoje referência no Estado do Ceará, conhecido como "Oca do Couro", que conta com o apoio da Coelce.

Os principais produtos fabricados pelos jovens são chuteiras, bolsas, cintos, carteiras, chapéus, troféus para vaquejadas. Cada participante recebe uma bolsa em dinheiro, recursos próprios da Secretaria da Ação Social FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES

Os principais produtos fabricados pelos jovens, com idade entre 15 e 20 anos são chuteiras, bolsas, cintos, carteiras, chapéus, troféus para vaquejadas, portas chaves, coletes entre outros utensílios feitos do couro do bode. "É preciso ver se a pele tem algum defeito para não ter problemas na hora de montar a peça. O caimento do cabelo tem que ficar todo para um lado só´´, ensina Raimundo Nonato Santos de 18 anos que antes de fazer parte do projeto "Oca do Couro", cortava lenha.

Para o coordenador do projeto Carlos Renato Mesquita Braga, a valorização é ainda maior por ser um produto diferenciado. A chuteira de couro de bode é um dos novos produtos fabricados pela associação.

"Ao adquirir uma peça artesanal o cliente está levando também um retrato da região", disse. Para que essa peça tenha boa aceitação, a Secretaria de Ação Social da cidade começa a preparar novos projetos de investimentos na melhoria dos processos produtivos.

Os participantes do "Oca do Couro" recebem uma bolsa incentivo da Prefeitura no valor de R$ 35,00, proveniente da Secretaria da Ação Social. Um das novidades do programa é a presença das mulheres que fabricam peças como bonecas, enxovais para aniversários, batizados, casamentos. As roupas destacam-se em desfiles de moda.

Objetivo
Débora Pinho, especialista em sustentabilidade da empresa disse que foi feito um repasse de R$ 36 mil através do ´´Luz Solidária´´ que serviu para a compra do material utilizado na fabricação dos produtos. "O grande objetivo da Coelce é a sustentabilidade. O beneficiário receber os recursos e manter o programa sustentável economicamente. Esse é o foco, a geração de emprego e renda´´, diz Débora Pinho.

"Desde que comecei a trabalhar com artesanato a minha vida mudou muito. Hoje considerado que realmente sou um vencedor´´, diz Francisco Edson Mesquita. "Estamos aprendendo para que a gente venha a desenvolver um trabalho ainda melhor´´, acredita Francisco Edson.

Há muito tempo, a habilidade dos artesãos de Tejuçuoca transforma couro de caprino em peças de alta linhagem que já viajaram o mundo inteiro.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário