sábado, 16 de março de 2013

SECA


Seca no NE deve ser igual a de 1877, diz engenheiro agrônomo cajazeirense

Na época ao menos um terço da população do Ceará morreu de fome.

A seca no Nordeste deve ser uma das maiores dos últimos cem anos, pelo menos é que afirmam estudiosos e profetas. O engenheiro agrônomo, Adalberto Nogueira, revelou no meio da semana que a seca deste ano no Nordeste este ano deve ser semelhante a 1.877 quando na época ao menos um terço da população do Ceará morreu de fome.

HISTÓRICO

1877 e 1879 o Estado do Ceará enfrentou uma das mais graves secas que atingiram todo o Nordeste. O Ceará, na época, com uma população de 800 mil habitantes foi intensamente atingido. Desses, 120 mil (15%) migraram para a Amazônia  e 68 mil pessoas foram para outros Estados. A seca foi considerada devastadora: cerca de metade da população de Fortaleza pereceu, a economia foi arrasada, as doenças e a fome dizimaram até ao rebanho. Um registro pictórico existe, uma família de retirantes é fotografada ( veja),  em uma estação ferroviária do Nordeste brasileiro (Ceará).

A previsão do agrônomo desanima ainda mais os sertanejos que têm poucos dias para perder as esperanças de um bom inverno. Para muitos o dia de São José, em 19 de março é a derradeira esperança de chuvas.

Radar Sertanejo
c/adapatações
@aroldorenovato

Nenhum comentário:

Postar um comentário