sexta-feira, 28 de junho de 2013

TIRO NO PÉ


ECONOMIA

Estudo aponta que Copa do Mundo não eleva crescimento do País

Metodologia desenvolvida por dois professores da UFPE conclui que o evento não ajuda nada no crescimento de um País. Foram analisadas oito Copas, de 1978 a 2006

 / Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Um estudo pernambucano coloca mais lenha na fogueira sobre os gastos com o Mundial 2014, alvo de manifestações durante a Copa das Confederações no País. Ao contrário dos economistas, governos e da Fifa, que falam dos ganhos para quem sedia uma Copa do Mundo, dois pesquisadores do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Jorge Viana e Breno Sampaio, usaram uma metodologia nova e concluíram que o evento não ajuda nada no crescimento de um País. Foram analisadas oito Copas, de 1978 a 2006. Na avaliação deles, a tendência é que o Brasil não tenha qualquer benefício no Produto Interno Bruto (PIB) com o Mundial 2014.

O estudo encarou a seguinte questão: se vários fatores influenciam a economia, do crescimento populacional a fatores mundiais, como dizer se a Copa afeta ou não o PIB de um País?

Em geral, há dois tipos de análises – projeção antes e análise após o Mundial. O estudo da dupla usa uma terceira via, um método publicado na melhor revista de estatística do mundo, a Journal of the American Statistical Association. Trata-se de comparar o PIB do ano do Mundial com uma estimativa para o mesmo país, no mesmo ano, sem a Copa. “Esse método, inclusive, está como recomendação número um no site do Banco Mundial para a realização de análises semelhantes à nossa”, diz.

Segundo ele, outras pesquisas não usaram o método pelo fato de ser recente, de 2010 – a próxima Copa será a primeira após sua criação. A dupla fez o trabalho em inglês para enviar a uma publicação internacional da área. “O estudo chega somente a uma resposta: aparentemente, não há relação entre Copa do Mundo e crescimento do PIB”, diz Breno. O estudo não trata do efeito em escala menor, sobre setores como o turístico ou o comércio internacional. “Pode ser que o turismo seja afetado positivamente, mas não é largamente afetado de tal forma que acabe afetando o PIB. Pode, inclusive, apenas alterar o tipo de turista, pouco afetando o turismo total”, comenta Breno.

Questionado se, a partir do estudo, a tendência é não haver impacto da Copa 2014 no Brasil, Breno é enfático: “Sim. Chama-se validade externa. Obviamente, não se pode afirmar com certeza que um evento vai ou não acontecer. Pode ser que o Brasil seja o único país no mundo que tenha resultados positivos da Copa – acho muito pouco provável, muito mesmo. Afinal, somos estatísticos, tudo é possível. Mas devo dizer que é muito forte o resultado mostrado no paper de que, entre as diversas Copas do Mundo analisadas, praticamente todas tiveram resultados inalterados quanto ao PIB. Tudo leva a crer que o Brasil não terá frutos em termos de PIB”, diz.
Jornal do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário