sábado, 1 de junho de 2013

FESTEJOS JUNINOS


SÃO JOÃO

Nordeste já prepara o arraial

A pernambucana Caruaru dá a largada nos festejos juninos neste sábado, com cinco polos de animação. A rival paraibana, Campina Grande, tem um grande motivo para celebrar: 30 anos de arrasta pé

Caruaru já deu a largada para o São João 2013 / Roberto Franca/ JC Imagem

Assim que colocamos os pés em junho, as celebrações de São João já começam a animar as cidades do interior do Brasil. Em Caruaru, a festa tem início sábado (1º), com mais de 200 shows em cinco polos de animação durante todo o mês. O homenageado é o cantor e compositor Dominguinhos. A festa tem grande importância para o turismo e para a economia da cidade, segundo André Alexei, presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru. “Em anos anteriores o evento movimentou mais de R$ 200 milhões para a economia local, atraindo 1,5 milhão de visitantes e gerando cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos.” Este ano, Caruaru promete fabricar o maior pé de moleque do mundo, com 15 metros de comprimento.

A maior rival de Caruaru, Campina Grande, também entra na velha disputa pelo maior arraial do País. A sete dias da festa, jornalistas da Europa e da região sudeste do Brasil confirmaram suas presenças nos festejos de Campina Grande, que comemora 30 anos nos dias 22 e 23, segundo a coordenadora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Catharine Bento Brasil. A expectativa é aumentar a visita de turistas estrangeiros já que no próximo ano, quando a festa acontecerá na mesma época da Copa.

O aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, deverá registrar aumento de até 15% no fluxo de passageiros entre os dias 7 de junho a 7 de julho. A estimativa é de que mais de 12,4 mil passageiros passem pelo local. No terminal rodoviário, a previsão é de que a movimentação registre até 10% de aumento no mês de junho, com mais de 115 mil embarques e desembarques.

Mas os festejos não se restringem às duas cidades. Muito forró, quadrilha e comidas típicas esperam por turistas e amantes das comemorações ao santo do carneirinho em outros Estados do nordeste, como Bahia, Maranhão e Rio Grande do Norte.


Jornal do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário