terça-feira, 6 de dezembro de 2011

SALVEM O RIO PARAÍBA!

Senador Vital do Rego denuncia retirada de areia do Rio Paraíba

A degradação ambiental praticada por 30 empresas que extrai de forma mecanizada e constante areia em, aproximadamente, 50 km do leito do Rio Paraíba, segundo denúncia do senador Vital do Rego (PMDB-PB). De acordo com parlamentar, a areia está sendo usada na construção civil, sobretudo, no Estado de Pernambuco, como também, pode está sendo exportada para outros países.

O Rio Paraíba já vem, há muitos anos, sendo desgastado, além disso, nos últimos meses tem se agravado, segundo denúncias do Ministério Público, ambientalistas e agricultores. O Rio Paraíba tem, aproximadamente, 300 km de extensão, sendo que 50 km de seu percurso, a areia está sendo retirada sem absolutamente, nenhum critério e de forma mecanizada. O fato ocorre, principalmente, nos municípios de Salgado de São Félix, Mogeiro, São José dos Ramos, Pilar, São Miguel de Taipu e Espírito Santo.

O senador Vital do Rego disse que, no início de outubro, o Ministério Público Federal recomendou que a Sudema e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) procedesse o controle sobre a extração de areia na Paraíba.

O senador paraibano ressaltou que o Rio Paraíba não resiste mais o excesso de retirada de areia. "Esses recursos naturais não são renováveis e sua retirada descontrolada degrada o meio ambiente, pois essa se comporta como uma esponja que segura a água, principalmente nos períodos de seca. Sem a areia, quando o rio seca, fica só pedra. Isso contribui para o aumento da área de desertificação do Estado", afirma o senador.

Fonte: Da redação c/Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário