terça-feira, 6 de dezembro de 2011

JAILMA CABRAL: “O PODER PÚBLICO PRECISA CUIDAR DA TERCEIRA IDADE”

É preciso garantir saúde e qualidade de vida às pessoas da terceira idade

"O crescimento da população de idosos, em números absolutos e relativos, é um fenômeno mundial e está ocorrendo a um nível sem precedentes. Segundo dados estatísticos, em 1950, eram cerca de 204 milhões de idosos no mundo e, já em 1998, quase cinco décadas depois, este contingente alcançava 579 milhões de pessoas, um crescimento de quase 8 milhões de pessoas idosas por ano. As projeções indicam que, em 2050, a população idosa será de um bilhão e novecentos milhões de pessoas, montante equivalente à população infantil de 0 a 14 anos de idade”. O Brasil assume uma posição intermediária com uma população de idosos correspondendo a  8,6% da população total.
Segundo Jailma Cabral, a mídia tem noticiado com frequência sobre o aumento da população idosa em todo o mundo e também no Brasil. Com o aumento da expectativa de vida, estas pessoas necessitam da assistência de profissionais preparados especialmente para atendê-los. Cabe, portanto, à gestão municipal da saúde desenvolver ações que objetivem a construção de uma atenção integral à saúde dos idosos em seu território. É fundamental organizar as equipes de Saúde da Família e atenção básica, incluindo a população idosa em suas ações (por exemplo: atividades de grupo, promoção da saúde, hipertensão arterial e diabetes mellitus,). Os profissionais da saúde devem estar sensibilizados e capacitados a identificar e atender às necessidades de Saúde dessas pessoas que tanto contribuiu para o engrandecimento do Brasil.
Uma ação do Ministério da Saúde, que pode beneficiar a população da terceira idade, é o Programa Academia da Saúde, criado pela Portaria 719, de 07 de abril de 2011, que tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis. Os pólos do Programa Academia da Saúde, segundo o Ministério da Saúde, são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato).
Para Jailma Cabral, é importante qualificar os serviços de Saúde para trabalhar com aspectos específicos da saúde da pessoa idosa (como a identificação de situações de vulnerabilidade social, a realização de diagnóstico precoce de doenças, a avaliação da capacidade funcional etc). É necessário garantir acesso a instrumentos diagnósticos adequados, a medicação e a reabilitação funcional da população idosa, prevenir a perda de capacidade funcional ou reduzir os efeitos negativos de eventos que a ocasionem. Cuidar da população idosa é um mandamento constitucional: “A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem estar e garantindo-lhes o direito à vida” (CF/88, art. 230).

Nenhum comentário:

Postar um comentário