terça-feira, 13 de dezembro de 2011

MEIO AMBIENTE

JAILMA CABRAL: “O PODER PÚBLICO E A SOCIEDADE PRECISAM CUIDAR DO MEIO AMBIENTE”
É dever do Estado e da coletividade manter o meio ambiente ecologicamente equilibrado
A preocupação com a preservação do meio ambiente  cresceu muito depois que as pessoas tomaram consciência da importância disso e de que a não preservação pode nos trazer no futuro. O art. 225, da Constituição Federal brasileira de 1988, afirma que: ” Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Segundo Jailma Cabral, um meio ambiente ecologicamente equilibrado depende de ações do poder público, voltadas para a conservação dos recursos naturais. Boqueirão, que tem em seu território  um dos maiores mananciais de água do Nordeste, o açude Epitácio Pessoa, não pode prescindir de uma política ambiental adequada.
O município de Boqueirão é cortado em grande parte de sua extensão territorial pelo rio Paraíba, o qual vem sendo contaminado ao longo dos anos pelos esgotos produzidos na cidade. Para Jailma Cabral, é urgente é necessária a construção de mecanismos que tratem os esgotos da cidade de Boqueirão antes de despejá-los no leito do Paraíba. O rio que era fonte de renda e de abastecimento para a população que habita as suas margens vem sendo agredido a revelia do Poder Público.
Para finalizar, Jailma Cabral enfatizou que o açude Epitácio Pessoa e, consequentemente, a população de Boqueirão, serão beneficiados com as águas da transposição do rio São Francisco e que para tanto o Poder Público deve empreender ações que garantem a manutenção e preservação do açude Epitácio Pessoa e do rio Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário