quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

PROGRAMAS DO MINISTÉRIO DO  TURISMO
Boqueirão (PB) deve explorar suas potencialidades turísticas
O Plano Nacional de Turismo é um instrumento de planejamento e gestão que coloca o turismo como indutor do desenvolvimento e da geração de emprego e renda no País. O Plano é fruto do consenso de todos os segmentos turísticos envolvidos no objetivo comum de transformar a atividade em um importante mecanismo de melhoria do Brasil e fazer do turismo um importante indutor da inclusão social. Uma inclusão que pode ser alcançada por duas vias: a da produção, por meio da criação de novos postos de trabalho, ocupação e renda, e a do consumo, com a absorção de novos turistas no mercado interno.

O PNT tem como objetivos: desenvolver o produto turístico brasileiro com qualidade, contemplando nossas diversidades regionais, culturais e naturais;  Promover o turismo com um fator de inclusão social, por meio da geração de trabalho e renda e pela inclusão da atividade na pauta de consumo de todos os brasileiros e  fomentar a competitividade do produto turístico brasileiro nos mercados nacional e internacional e atrair divisas para o País.

Alguns programas desenvolvidos pelo Ministério do Turismo:
Turismo Sustentável e Infância
Programa que objetiva sensibilizar os agentes que integram a cadeia produtiva do turismo no sentido de contribuir para a proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual no turismo.

 

Regionalização do Turismo

Macroprograma que define as regiões turísticas como estratégicas na organização do turismo para fins de planejamento e gestão. A oferta turística regional adquire maior significância e identidade pela qualidade e pela originalidade capaz de agregar valor ao produto turístico.

 

Qualificação dos Equipamentos e Serviços Turísticos

Macroprograma que visa a promover a qualidade dos produtos turísticos no Brasil, sistematizando o conjunto de normas e incentivando a certificação e a qualificação referentes à prestação de serviços e equipamentos turísticos.

 

Promoção e Apoio à Comercialização

Macroprograma que objetiva fomentar o mercado interno e externo, promovendo um número maior de produtos de qualidade e fortalecendo o segmento. Além disso, visa a aumentar o fluxo de turistas no Brasil, realizando intensa promoção nos grandes mercados emissores nacionais e internacionais.


Boqueirão, que tem em seu território um dos maiores mananciais do Nordeste, o açude Epitácio Pessoa, deveria buscar nas ações do Ministério do Turismo recursos para desenvolver essa atividade lucrativa, o turismo, responsável pela geração de emprego e renda nos município em que tem sido explorada de maneira adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário