quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

O IDH BAIXOU!

Cidades desmembradas na PB têm IDH baixo

Mais de 80% dos municípios emancipados não superam as cidades de origem.


Quase 20 anos após terem sido emancipados, 80,7% do municípios criados na Paraíba por lei no ano de 1994 ainda apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo dos municípios de origem. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram emancipados 52 distritos, no entanto, até este ano apenas 10 destes novos municípios apresentaram IDH maior que o município sede.

Segundo o IBGE, os municípios foram instalados de fato somente após dois anos de aprovação da lei que autorizou a criação. Com a lei, o município de Sousa, por exemplo, teve desmembrados os distritos de Aparecida, Marizópolis e São Francisco, que foram emancipados.

Este ano, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), nenhum destes novos municípios superou o IDH da cidade de Sousa, que ficou em 0,668, índice considerado médio, em uma escala que vai de 0 a 1. Aparecida apresenta IDH de 0,578, considerado baixo, Marizópolis possui um IDH de 0,608, considerado médio, enquanto o município de São Francisco alcançou 0,580 no IDH.

O mesmo fenômeno se repetiu com o município de Pombal (0,634), cujos distritos de Cajazeirinhas (0,550), São Bentinho (0,606) e São Domingos (0,548) também apresentam IDH inferior ao município ao qual pertenciam. Já o município de Mamanguape, apesar de apresentar IDH considerado baixo (0,585), não conseguiu ser superado pelos municípios de Capim (0,533), Cuité de Mamanguape (0,524) e Curral de Cima (0,529).

Dos quatro municípios que quando distritos pertenciam ao município de Boqueirão, apenas um conseguiu elevar seu IDH a ponto de superar o município sede. Enquanto Boqueirão apresentou um IDH de 0,607 (médio), a cidade de Caturité despontou com um IDH de 0,623. No entanto, o mesmo não aconteceu com os municípios de Alcantil (0,578), Barra de Santana (0,567) e Riacho de Santo Antônio (0,594).

Uma arrecadação menor agregada a uma capacidade de investimento pequena e grandes obrigações. Esses são os fatores que contribuem para o baixo desenvolvimento dos novos municípios, segundo o cientista político Flávio Lúcio. “A arrecadação do município e a capacidade de investimento caem bastante com sua autonomia”, avaliou Flávio Lúcio.

Na opinião do cientista político, a criação de novos municípios é um equívoco. “Proporcionalmente, a Paraíba é um dos Estados que mais possui municípios, o que resulta em empobrecimento que acaba atingindo os serviços públicos. Quando for somar os gastos com Saúde, Educação, Infraestrutura, manutenção da prefeitura e Câmara municipal nós percebemos que é um alto gasto e que a situação era melhor anteriormente”, concluiu Flávio Lúcio.

Jornal da ParaíbaRadar Sertanejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário