sábado, 14 de dezembro de 2013

A ÁGUA VAI ACABAR?

Castigo da seca: água do Estado pode acabar em 2 anos

Em pouco mais de 1 ano, a Paraíba já perdeu 621 milhões de m³, equivalente a 11 vezes o Gramame/Mamuaba.

(Foto:Reprodução/ Facebook/ Padre Djacy)
(Foto:Reprodução/ Facebook/ Padre Djacy)
A Paraíba tem capacidade de acumular 3,9 bilhões de metros cúbicos de água segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa). No entanto, o volume atual é de 1,1 bilhão metros3, ou 29,3% da capacidade de armazenamento. Em pouco mais de um ano, a reserva hídrica da Paraíba teve uma baixa de 621 milhões3 de água, passando de 1,7 bilhão (em novembro de 2012, 45,1%) para 1,1 bilhão de metros cúbicos (dezembro de 2013). Esse volume perdido é equivalente a um e meio Açude Boqueirão (que abastece a região de CG) e é 11 vezes o Gramame/Mamuaba (que fornece água para parte da Região Metropolitana de João Pessoa). Se a situação continuar assim, em pouco mais de dois anos de seca não sobrará uma gota d’água nos açudes da Paraíba.
No último ano, o número de reservatórios secos (menor que 5% do volume total) aumentou 300%, passando de 7 para 28 açudes. No período entre novembro de 2012 e dezembro de 2013, a quantidade de reservatórios com capacidade armazenada superior a 20% do volume total diminuiu 33,3%, passando de 93 para 62 açudes. Atualmente, 202 municípios decretaram situação de emergência segundo o Ministério da Integração Nacional. Pelo menos, 177 são atendidos com carros-pipas e mais de 57 milhões foram investidos no combate à seca.
Nos açudes com menos de 5% de seu volume, segundo o gerente executivo de Operações de Mananciais da Aesa, Gerald Nobert de Sousa Silva, a água é considerada imprópria para consumo humano. “Não é adequado que as pessoas usem essa água. só os animais ainda podem usar. Esperamos que chova para melhorar essa situação”, afirmou.

Do Jornal Correio da Paraíba
Brejo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário