terça-feira, 3 de julho de 2012

NA LISTA SÓ HÁ PARENTES...


Ministério Público da Paraíba - MPPB recebe lista de aprovados em concursos sob suspeita de fraude
Lista abrange 44 concursos feitos em municípios paraibanos.
Relação destaca aprovados cujos sobrenomes são os mesmos de prefeitos.
Do G1 PB

A Procuradoria-geral de Justiça da Paraíba recebeu, nesta terça-feira (3), listas com os nomes de aprovados em 44 concursos realizados em municípios paraibanos pelas duas empresas que estão sendo investigadas por fraudes, através da Operação Gabarito.
A relação foi passada pelo Tribunal de Contas do Estado e coloca em destaque os aprovados cujos sobrenomes coincidem com os de prefeitos e dirigentes de Câmaras Municipais pelos quais tenham sido contratados. O objetivo é auxiliar o Ministério Público nas investigações sobre o favorecimento de parentes de agentes públicos na realização de concursos.
Após as denúncias de fraudes em concursos públicos exibidas no programa Fantástico, uma operação conjunta prendeu, nesta segunda-feira (18), quatro suspeitos de participarem do esquema na Paraíba. Entre os suspeitos detidos estão um advogado proprietário da Metta Concursos & Consultoria, uma empresa organizadora de concursos, e três funcionários públicos da prefeitura de Caldas Brandão. 
A operação Gabarito contou com as equipes Polícia Civil, Controladoria Geral da União e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público. O promotor Otávio Paulo Neto, coordenador do Gaeco, disse que além dos mandados de prisão, também foram cumpridos seis de busca e apreensão.
Os mandados de prisão temporária foram expedidos pela comarca da cidade de Gurinhém. Os três funcionários da prefeitura de Caldas Brandão, no Agreste paraibano, faziam parte da comissão de licitação do último concurso realizado na cidade, no dia 9 de dezembro de 2011. O presidente foi preso na casa dele em João Pessoa e outros dois integrantes da comissão foram presos no Agreste. Um deles é o secretário de administração do município.
 
c/adaptações

Nenhum comentário:

Postar um comentário