domingo, 12 de outubro de 2014

DÉCADAS NO PODER: SOBRENOME E DINHEIRO

Eleição mantém poder de famílias na Paraíba

 Para cientista político, poder familiar se deve à fragilidade das instituições representativas

O resultado das eleições do último domingo confirmou o poder político de pelo menos 20 famílias na Paraíba, com a eleição de seus representantes para o Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa. A disputa para o governo será decidida no segundo turno. Para o cientista político e professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Fábio Machado, a relação dos eleitos mostra que a Paraíba continua sendo um loteamento feudal de famílias políticas.
Na sua visão, a permanência das famílias nos poderes Executivo e Legislativo estadual e municipal é motivada pela precariedade e falta de solidez das instituições. “A meu ver, esse poder familiar se deve à fragilidade das instituições representativas, a exemplo dos partidos políticos, do Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais”, avalia Fábio.
Ele acrescenta que a maioria das lideranças na Paraíba surge dentro do “familismo político”. Ele citou o caso dos deputados federais eleitos Pedro Cunha Lima (PSDB), Wilson Filho (PTB), Hugo Motta (PMDB) e Efraim Filho (DEM), além dos deputados estaduais Bruno Cunha Lima (PSDB), Caio Roberto (PR) e Camila Toscano (PSDB).
SINDICALISMO
Fábio Machado também comenta a origem do governador e candidato à reeleição, Ricardo Coutinho (PSB). Ele destaca que o socialista surgiu longe das forças políticas tradicionais, a partir da luta sindical, e conquistou os mandatos de vereador, deputado estadual, prefeito de João Pessoa e de governador. Todavia, em 2010, Ricardo se aliou ao grupo Cunha Lima para chegar ao governo e agora colocou na vice, Lígia Feliciano (PDT), esposa do deputado Damião Feliciano (PDT) e mãe do ex-vereador Renato Feliciano, atual presidente estadual do PDT. Além disso, mantém aliança com várias lideranças regionais, a exemplo de Efraim Morais, e agora de José Maranhão e Vital do Rêgo (PMDB).

Maranhão e Cunha Lima: seis décadas
Há cerca de 60 anos, ocupando cargos públicos na Paraíba, as famílias Cunha Lima e Maranhão elegeram representantes mais uma vez este ano. Neto do líder maior da família, Ronaldo Cunha Lima (já falecido) e filho do senador e candidato a governador Cássio Cunha Lima (PSDB), o jovem Pedro Cunha Lima (PSDB) foi o mais votado nas eleições para deputado federal. Já o neto do ex-senador Ivandro Cunha Lima e sobrinho-neto de Ronaldo, o vereador de Campina Grande Bruno Cunha Lima (PSDB) foi eleito deputado estadual. Outro vereador campinense, Tovar Correia Lima (PSDB) também conquistou uma cadeira na Assembleia. Tovar é casado com uma prima de Cássio. O vereador de Cabedelo Arthur Cunha Lima Filho (PRTB) concorreu a deputado estadual, mas ficou na suplência.
Ronaldo foi governador, senador, deputado federal, deputado estadual, prefeito e vereador de Campina. Já Cássio tenta conquistar o terceiro mandato de governador. Ele já foi três vezes prefeito de Campina e deputado federal. Por sua vez, Ronaldo Cunha Lima Filho (PSDB) é vice-prefeito de Campina.
MARANHÃO
Governador por três mandatos, José Maranhão (PMDB) foi eleito senador, enquanto o seu sobrinho, Benjamin Maranhão (SD) foi reeleito deputado federal. A sobrinha Olenka não conseguiu a reeleição para a Assembleia e ficou na primeira suplência. Benjamin e Olenka são filhos de Wilma Maranhão, atual prefeita de Araruna, no Curimataú paraibano. José e Wilma têm o DNA político do pai, Benjamin Gomes Maranhão (já falecido), que governou Araruna.

Vital, Enivaldo e Motta
Apesar da derrota de Vital do Rêgo Filho (PMDB) para o governo, o seu irmão, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), ex-prefeito de Campina, foi eleito deputado federal. Sua mãe, a atual deputada Nilda Gondim Vital do Rêgo (PMDB) ficou na primeira suplência do senador eleito José Maranhão. Vitalzinho e Veneziano são netos do Major Veneziano Vital do Rêgo (já falecido), que foi deputado pelo Estado de Pernambuco, e de Pedro Gondim (já falecido), ex-governador da Paraíba.
A família Ribeiro e Veloso mantiveram seu quinhão no Congresso e na Assembleia. Aguinaldo Ribeiro Veloso (PP) foi reeleito deputado federal e a sua irmã, Daniella Ribeiro (PP), garantiu mais um mandato no Parlamento estadual. Eles são filhos do ex-prefeito de Campina Enivaldo Ribeiro e da prefeita de Pilar, Virgínia Veloso. Enivaldo entrou na política pelas mãos do sogro, Aguinaldo Veloso Borges (já falecido), ex-prefeito de Pilar. 

PATOS
Os dois principais grupos políticos de Patos, no Sertão, elegeram representantes este ano. O deputado federal Hugo Motta (PMDB) assegurou o segundo mandato e seu pai, o ex-prefeito Nabor Wanderley (PMDB), conquistou uma cadeira na Assembleia. A liderança maior é a prefeita de Patos, Francisca Motta (PMDB), que herdou o espólio do ex-marido, o deputado falecido Edvaldo Motta.

Por sua vez, o ex-prefeito e ex-deputado Dinaldo Medeiros Wanderley elegeu o filho, Dinaldinho Wanderley (PSDB), deputado estadual. Edna Wanderley, esposa de Dinaldo, já foi deputada estadual. Eles são herdeiros políticos de Rivaldo Medeiros (já falecido), tio de Dinaldo. Rivaldo foi deputado federal e prefeito e sua mulher, Geralda, deputada e prefeita.
Fonte: Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário