quinta-feira, 20 de outubro de 2011

BOQUEIRÃO PRECISA DE UMA AGENDA DE DESENVOLVIMENTO


Foto panorâmica do rio Paraíba
Boqueirão, cidade do Estado da Paraíba, distante cerca de 146 quilômetros da capital João Pessoa, é famosa por seu açude, um dos maiores do Nordeste, e por ser uma cidade boa para o turismo aquático.
Boqueirão possui um enorme potencial turístico e recursos naturais que podem garantir a geração de emprego e renda para a sua população. A antiga Carnoió abriga em seu território um dos maiores açudes da Paraíba com capacidade de armazenamento de 411.686.287 metros cúbicos, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e região.
As águas do açude Epitácio Pessoa, além de abastecer a população local e de outras cidades da Paraíba, podem abrigar as atividades de cultivo de peixes através do sistema de tanques rede ou gaiolas. Trata-se de uma criação intensiva cujo resultado final é uma alta produtividade. Para tanto, é preciso devolver a escola agrícola à comunidade. Esta pode produzir os alevinos que irão povoar os tanques rede.
O açude Epitácio Pessoa pode ainda servir de palco para competições esportivas como desafios de natação, competição com barcos, pesca esportiva, dentre outras, que atrairiam turistas para a cidade o que garantiria a geração de emprego e renda na área do turismo de eventos. Tem-se muito para fazer; se faz necessário uma gestão pública eficiente e eficaz.
O município de Boqueirão encontra-se geograficamente localizado no centro de uma microrregião, cercado por uma cordilheira fragmentada, ao sul por algumas montanhas baixas e ao Norte pelas águas do açude Epitácio Pessoa. As serras mais destacadas são as de Caturité, Carnoió, Monte, Facão e Macaco. Especificamente, a serra de Carnoió pode ser transformada em área de preservação ambiental e abrigar atividades turísticas tais como trilhas, rapel, dentre outras.
Boqueirão não pode viver de balaios, buracos e inércia administrativa; é preciso avançar na formulação e implementação de políticas públicas que visem o bem estar da população, sobretudo daqueles que mais necessitam de ações efetivas do poder público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário