sábado, 7 de maio de 2016

PREFEITO MUÇULMANO

Sadiq Khan, prefeito muçulmano de Londres: a esperança venceu o medo

Ao tomar posse, ele ressaltou o voto a favor da esperança e da unidade

 
    

 postado em 07/05/2016 10:28
 France Presse
Sadiq Khan foi eleito com 57% dos votos para a prefeitura de Londres
 
O novo prefeito de Londres, Sadiq Khan, primeiro muçulmano à frente de uma grande capital no Ocidente, agradeceu um voto de esperança e a favor da unidade, após uma campanha na qual foi acusado de afinidade com os islamitas.

Khan, de 45 anos, filho de um motorista de ônibus paquistanês, superou com 57% dos votos seu principal rival, o conservador multimilionário Zac Goldsmith, de 41, casado com uma Rotschild.

"Esta eleição não careceu de polêmicas, e estou orgulhoso de ver como Londres elegeu hoje a esperança sobre o medo, a unidade sobre a divisão", declarou Khan após o anúncio dos resultados, na City Hall, a prefeitura da capital.

"O medo não nos dá mais segurança, nos torna mais fracos", acrescentou.

Leia mais notícias de Mundo

Khan foi duramente atacado durante a campanha pelo campo conservador, incluindo o primeiro-ministro, David Cameron, que o acusaram inclusive ante o Parlamento de vínculos com os extremistas islamitas.

Mas esta estratégia se revelou improdutiva. "Isso demonstra uma absoluta falta de compreensão da mistura de religiões que existe em Londres", opinou Andrew Boff, um responsável conservador, que criticou esta "campanha chocante".

Histórico

Khan, deputado de Tooting, um bairro popular do sul de Londres, sucede o excêntrico conservador Boris Johnson, que acredita-se que queira chegar a Downing Street.

Ex-ministro, ex-advogado e pai de duas meninas, Khan prometeu responder aos problemas mais graves da capital, cuja população aumentou em 900.000 habitantes em oito anos, alcançando 8,6 milhões. Entre estes problemas figuram os alugueis inacessíveis, os transportes saturados e a poluição.

Sua eleição, segundo o especialista Tony Travers, da London School of Economics (LSE), é um "sinal notável do cosmopolitismo" de Londres, "cidade mundial" onde 30% da população não é branca.

A vitória histórica de Sadiq Khan "ilustra a face tolerante de Londres", afirma o Financial Times. "Londres elegeu um prefeito muçulmano, o que é uma vitória notável sobre as tensões raciais e religiosas que afundam na instabilidade as demais capitais europeias", destaca.

Em Tooting, o anúncio de sua vitória provocou reações entusiasmadas.

Em um dos restaurantes favoritos de Khan, o Lahore Karahi, em seu bairro de Tooting, a alegria era evidente. "Estamos tão felizes e orgulhosos", disse à AFP Malik Ahmed, um trabalhador, para quem Khan "é um homem muito bom e ajudou muita gente". "Se você tem um problema só precisa enviar um e-mail a ele", acrescentou.

No exterior, a notícia de sua eleição ocupava a primeira página dos jornais paquistaneses. Vários prefeitos de grandes cidades felicitaram Khan, e expressaram o desejo de trabalhar com ele.
Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário