domingo, 19 de abril de 2015

VEIO COM AS CARAVELAS

Historiador avalia que escândalos de corrupção são herança portuguesa

Para o professor José Octávio de Arruda Melo, tudo começou com roubo de pau-brasil, passou pela falência do BB e chegou à Petrobras
José Octávio de Arruda Melo
A história do Brasil sempre foi marcada por escândalos, conforme levantamento feito pelo historiador José Octávio de Arruda Melo, a pedido do Correio. O saque aos cofres da Petrobras, no Governo da presidente Dilma Rousseff, é o maior ato de corrupção já registrado.
Autor do livro “História da Paraíba, Lutas e Resistências (13ª edição)”, José Octávio aponta que as mutretas com o dinheiro público no Brasil começaram com os colonizadores portugueses, no ano de 1500, quando deram por descobertas as terras dos índios tupis, guaranis, tabajaras, potiguaras, panatis, cariris, entre muitos outros povos dizimados pela sede de poder que os europeus tinham pelas riquezas encontradas no chamado novo mundo.
José Octávio cita o cientista social  Raymundo Faoro, autor do livro “Os Donos do Poder”, para dizer que tudo começou em Portugal quando um grupo dominante agregado ao Estado - denominado estamento - se especializou em saquear o poder. Estamento, segundo o dicionário on-line de língua portuguesa, é um “conjunto de pessoas que desempenham a mesma função social ou que possuem a capacidade de influenciar certo setor: o estamento ideológico”.
Tanto é assim que o produto das navegações portuguesas ecoou pelo ralo, ao invés de produzir a prosperidade do reino. Como o Brasil não tinha dinheiro, por ocasião do seu descobrimento por Pedro Álvares Cabral, os portugueses que aqui chegaram começaram saqueando as valiosas e imensas florestas de pau-brasil.
Fonte: PortalCorreio

Nenhum comentário:

Postar um comentário