domingo, 19 de abril de 2015

ALUNO DE DIREITO DA UEPB TEM ARTIGO PUBLICADO PELA REVISTA DE DIREITO DA UFC

Aluno do Curso de Direito da UEPB tem artigo publicado na Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC)

O artigo faz um estudo comparativo através da Lei Orgânica de 1817, editada pelo Governo Provisório da Nova República instalada em Pernambuco, na evolução do Direito Constitucional brasileiro antes da Independência do Brasil.

De autoria de Tito Lívio Cabral Renovato Silva, aluno do 6º período do Curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, câmpus Campina Grande, o artigo é intitulado A Revolução de 1817 e o primeiro modelo de Constituição no Brasil: uma análise histórica e jurídica do movimento à luz da Teoria do Poder Constituinte. Publicado na segunda-feira (23 de março de 2015), integra o vol. 35, n.2, do segundo semestre de 2014, da Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. A Faculdade de Direito foi fundada em 1903, incorporada à Universidade Federal do Ceará quando de sua criação em 1954. De seu corpo docente participou um dos maiores constitucionalistas do Brasil, o paraibano Paulo Bonavides.

No editorial da Revista, o Coordenador do Curso de Direito da UFC, Prof. William Paiva Marques Júnior, diz que no artigo A Revolução de 1817 e o primeiro modelo de Constituição no Brasil: uma análise histórica e jurídica do movimento à luz da Teoria do Poder Constituinte, o autor, Tito Lívio Cabral Renovato Silva, graduando em Direito pela UEPB, realiza uma análise histórica e jurídica da Revolução Pernambucana de 1817, a partir de uma comparação dos eventos que ocorreram durante o processo revolucionário com os aspectos do poder constituinte originário, a exemplo de sua natureza jurídica e social, titularidade, representatividade; fazendo esse estudo comparativo através da Lei Orgânica de 1817, editada pelo Governo Provisório da Nova República instalada em Pernambuco, na evolução do Direito Constitucional brasileiro antes da Independência do Brasil. O texto, na íntegra, pode ser lido no endereço http://www.revistadireito.ufc.br/index.php/revdir/article/view/116/259.

Blog do Aroldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário