segunda-feira, 10 de março de 2014

"ELEIÇÃO" NA COREIA DO NORTE!!!?

Eleição na Coreia do Norte ratifica nomes ao Parlamento


Líder da Coreia do Norte Kim Jong-un discursa em plenário durante reunião do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, em Pyongyang
Líder da Coreia do Norte Kim Jong-un foi eleito, por unanimidade, para uma cadeira no Parlamento
A televisão pública mostrava grupos de cidadãos em manifestações festivas após a votação na capital norte-coreana. Segundo os dados oficiais, até o meio-dia 90% dos eleitores já haviam participado da votação. Nos boletins de voto, a escolha é limitada – um candidato por circunscrição eleitoral. Todos os candidatos são militantes do Partido do Trabalho da Coreia do Norte (no governo).
O Partido do Trabalho decide quem ficará à frente de cada uma das cerca de 700 circunscrições. Os eleitores expressam, nas urnas, se concordam ou não com o candidato escolhido na convenção partidária. No entanto, e dada a falta de privacidade, no momento do voto poucos ousam dizer que não. Razão pela qual a taxa de aprovação ronda, por norma, os 100%, como na eleição do líder supremo atual, Kim Jong-un, que obteve a unanimidade para uma cadeira também no Parlamento.
As últimas eleições parlamentares ocorreram em 2009 quando Kim Jong-il estava, ainda, no poder. A Assembleia Popular Suprema reúne-se, em média, duas vezes por ano, normalmente, para ratificar as decisões tomadas pelo Partido do Trabalho. O escrutínio também permite ao regime contabilizar as fugas dos eleitores inscritos para o estrangeiro. Para a vizinha Coreia do Sul teriam partido, em 2013, cerca de 1,3 mil norte-coreanos.
Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário