domingo, 8 de setembro de 2013

DESPERDÍCIO DE ÁGUA

Paraíba
05 de Setembro de 2013 ás 13:42h
Desperdício de água chega a 39,8% na PB
Um levantamento do volume de água desperdiçada, divulgado pela Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba) aponta um problema na gestão das águas do Estado. Segundo dados apresentados em uma reunião promovida pelo Ministério da Integração Nacional, em Fortaleza, esta semana, a Cagepa revelou que a Paraíba tem 39,8%, em média, de água perdida.

Dentre as causas para esse desperdício de água, apontadas pela Cagepa, estão as instalações antigas das tubulações que provocam constantes vazamentos, a submedição dos hidrômetros, o grande número de ligações clandestinas e a falta de recursos para a substituição dos equipamentos de medição e distribuição. De acordo com o engenheiro Ricardo Benevides, assessor de Planejamento e Gestão da Cagepa, há uma diferença entre o volume de água produzido, consumido e faturado.

“A Cagepa produz cerca de 240 milhões de metros cúbicos por ano, mas a Paraíba consome algo em torno de 160 milhões. Esses 80 milhões de metros cúbicos acabam sendo um número elevado de perda de água por todos esses fatores”, explicou o especialista. Para começar a mudar esse cenário, o engenheiro afirmou que nos últimos dois anos já foram substituídos mais de 220 mil hidrômetros e a perspectiva é que mais 200 mil sejam trocados nos próximos dois anos.

Fonte : JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário