sábado, 7 de abril de 2012

CRIME ELEITORAL

Polícia Federal da PB indicia mais de 350 por crime eleitoral desde 2010
Em toda a Paraíba, foram instaurados 154 inquéritos segundo a PF.
Entre os crimes estão corrupção ativa, compra de votos e a 'boca de urna'.

Do G1 PB

De janeiro de 2010 até março de 2012, 359 pessoas já foram indiciadas pelo cometimento de algum tipo de infração eleitoral em João Pessoa, Campina Grande e Patos. Em toda a Paraíba, nesse mesmo período, foram instaurados 154 inquéritos, para apurar práticas que vão de encontro à Legislação Eleitoral em vigor, sendo que a maior parte deles já foi concluída. Os dados são de um levantamento feito junto à Superintendência da Polícia Federal na capital e nas delegacias de Campina Grande e Patos.

Os crimes são muitos e praticados de forma isolada ou organizada. Entre eles estão corrupção ativa, compra de votos, falsificação de documentos, utilização indevida de cargos públicos e a tradicional 'boca de urna' nos dias que antecedem e na data do processo eleitoral.


Faltando seis meses para a realização das eleições municipais deste ano, que ocorrerão no dia 7 de outubro, as investigações da Polícia Federal contra os crimes eleitorais, ocorridos no pleito de 2010, continuam abertas e os culpados pelas violações eleitorais estão sem a punição da Justiça.

De acordo com o delegado da Polícia Federal Gustavo Vieira Barros, em alguns casos o desafio das investigações é chegar às pessoas que comandam o 'esquema'. “O que ocorre é que muitas vezes nós temos provas contra uma ou outra pessoa, mas ela é apenas um dos elementos do sistema. E aí não adianta muito indiciarmos essas pessoas se não temos provas que ligam a atuação delas a outros acusados, responsáveis por comandar a prática criminosa. Essa sem dúvida alguma é uma grande dificuldade”, ressaltou.os provas que ligam a atuação delas a outros acusados, responsáveis por comandar a prática criminosa".


Entre os casos registrados durante o pleito eleitoral de 2010, um deles chamou a atenção pelo nível de envolvimento e de ousadia. Um suspeito de tráfico de drogas foi preso em Campina Grande durante uma investigação dos agentes federais e com ele foram apreendidos vários títulos de eleitores, documentos e materiais de campanha que apontariam para a atuação dele em um esquema de compra de votos, nos bairros do Araxá e Jeremias, periferia da cidade.

A prisão aconteceu em outubro de 2010, mas até hoje, o suspeito, é considerado um dos líderes da comercialização e distribuição de drogas na cidade, ainda não foi indiciado pela prática do delito, conforme a Polícia Federal. Ele foi interrogado há alguns meses e, de acordo com a PF, haveria indícios que ligariam a atuação dele a pelo menos seis pessoas públicas, na época candidatas nas últimas eleições estaduais.


Paraíba1
c/adaptações

Nenhum comentário:

Postar um comentário