sábado, 13 de julho de 2013

QUEM ACREDITA?

CRISE

Governo está com toda a força para controlar a inflação

Ministro disse que inflação está cedendo, o que traz confiança a negócios

  |    |    
O governo está com toda a força para combater a inflação, disse o ministro da fazenda, Guido Mantega, em entrevista ao Jornal Nacional desta sexta-feira (12). "O governo está com todas as suas forças para segurar a inflação e a inflação está cedendo", diz.

Para o ministro, a menor pressão da inflação "traz confiança para o empresariado de que a inflação não vai crescer, vai permanecer controlada e portanto vai incentivar uma situação mais favorável para investimento, para consumo e para os negócios".

O ministro da economia falou sobre o resultado do IBC-Br, divulgado nesta sexta pelo BC, e que surpreendeu o mercado por ser a maior queda mensal desde dezembro de 2008. A atividade econômica do país teve queda de 1,4% em maio deste ano, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). Foi o primeiro recuo desde fevereiro deste ano, quando houve baixa de 0,41%, e a maior retração mensal desde dezembro de 2008 (-4,31%), segundo dados do BC.

O IBC-Br é um indicador criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), por isso é considerado uma prévia do desse dado. A comparação foi feita pelo índice que tira a influência da variação sazonal.

Com o resultado ruim da economia, segundo o índice medido pelo Banco Central, economistas acreditam que os cortes de juros vão continuar, mas em ritmo menor. "O BC vai continuar subindo juros? Provavelmente sim, mas provavelmente também não no ritmo que vem fazendo nas últimas duas reuniões do Copom", diz o economista e ex-diretor do BC, Alexandre Schwartzman.


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário